Crônica válida só para um dia

Olá a todos! Essa crônica só vale por hoje, dia 24 de junho de 2002.

Ela só é valida por hoje pois vai comentar o amanhã e o dia depois de amanhã. Mas se você resolver lê-la daqui a vinte anos, não haverá problema, a não ser que ela esteja totalmente errada, já que retratará um comentário, ou melhor, uma previsão sobre os próximos dias.

Estamos as vésperas da semifinal da copa do mundo do Japão e da Coréia. Caso você esteja lendo essa crônica em 2015 ou 2016, ou qualquer outra data, saiba que nesse momento da história, em junho de 2002 estamos assistindo pela TV a maior revolução do futebol mundial, mesmo que seja só desta vez.

Há um mês, antes de começar a Copa, Argentina e França pareciam imbatíveis e eram favoritas para decidirem uma vaga na final. Ambas foram eliminadas na primeira fase e a Segunda nenhum gol sequer marcou. Outras expectativas sobre Portugal, o time do melhor jogador do mundo, também foram para o espaço.

Amanhã, teremos uma semifinal incrível. Coréia do Sul e Alemanha farão um jogo que entrará para a história. Mesmo que a Coréia do Sul tenha chegado nessa etapa coberta de dúvidas e polêmicas, ela diretamente eliminou a tão proclamada seleção de Portugal, a famosa seleção Italiana e a eterna promessa da seleção espanhola.

Só que a Coréia irá pegar amanhã, a Alemanha, Segunda maior seleção de toda história, só atrás do Brasil (Yeah!). Se isso de fato ocorrer (o que eu não duvido mas também não aposto) ela poderá pegar a seleção brasileira na final. Veja bem, uma seleção que pegou uma das favoritas (Portugal), venceu a Itália, a Espanha e pode vencer a Alemanha, também pode vencer a seleção Brasileira.

Mas antes de concluir, falando em seleção brasileira, antes de começar a copa todos contavam com um Brasil frágil num grupo muito fácil enquanto outras seleções passariam por adversários muito difíceis pela primeira fase. Oras, por que isso? O Brasil vem fazendo uma bela campanha e, ou contrário do que muitos pensaram, o grupo que o Brasil disputou a primeira fase é o mais forte da copa, pelo menos na prática e na estatística, já que dos oito grupos da copa, é o único que tem dois representantes na fase semifinal da copa, aonde só restam quatro equipes.

Essas informações são impressionantes! A Coréia do Sul nunca tinha vencido um jogo de Copa do Mundo (se você tem dúvida a única Coréia que já tinha vencido era a do Norte) e está entre as quatro grandes seleções e o pior, quem está participando de algum bolão, não sabe o que poderá ocorrer com o seu dinheiro, pois se apostou na Alemanha, o favoritismo não contará em nada e se apostou na Coréia, não tem garantia nenhuma, perante um bom arbitro, que vencerá a Alemanha.

O Brasil nunca esteve tão próximo de um título, tudo o que está acontecendo parece com as outras copas que conquistou. Mas também vejo por outro lado. Nada foi tão parecido com a derrota, estúpida, para a França em 98. Jamais pensei que diria isso um dia, mas tomara, tomara mesmo, que a Alemanha vença a Coréia amanhã, só isso.

Bom, provavelmente você já sabe dos resultados ao ler isso, mas gostaria que soubesse, o que eu estou sentindo (ou senti), antes desses jogos. Vibro muito com Copas do Mundo e Olimpíadas, e não estou me contendo. Posso estar totalmente errado ao me expor, mas até me assustaria se estivesse certo, ao ver o que estou vendo.

Até amanhã, ou algum dia.

Compartilhe!

1 Comentário on "Crônica válida só para um dia"

  • Barsa diz

    Hermínio, esta crônica era válida por apenas um dia, mas está no ar há quase três meses…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *