The white

Todo grande escritor já escreveu sobre o branco. Mesmo por que todos passavam por brancos no momento em que iam escrever. E acho que todos pensaram o que eu pensei agora – estou apelando para a velha tática. Mas eu só estou me espelhando nos meus gurus. E isso é o que torna qualquer escritor um bom escritor, se espelhar em grandes escritores.
Querendo me tornar um grande escritor, sempre presto atenção nas táticas e idéias que os meus grandes escritores usam. Uma delas é a citação do Aurélio. Esta é usada num estágio preliminar do branco. É quando você sabe do que quer falar e como, mas falta alguma coisa para definir.

de.fi.nir vtd (lat definire)
1 Dar a definição de: É possivel definir o mal? Definiu em poucas palavras aquela idéia. “O autor quis defini-las por um contraste” (Rui Barbosa). vtd 2 Determinar, fixar. vtd 3 Demarcar, fixar: Convém que cada um defina a sua posição. vtd 4 Interpretar: Não vejo como definir essa homenagem. vtd 5 Dar as qualidades distintivas de: Suas primeiras palavras foram suficientes para defini-lo. vpr 6 Tomar uma resolução ou partido: A esse respeito já nos definimos. vtd 7 Tornar conhecido. vtd 8 Expor com precisão. vtd 9 Expor as diversas faces ou lados de.

Uma estratégia muita usada no caso de crônicas baseadas em causos é o passarinho. O passarinho é uma licença poética usada para incrementar o causo, como na vez em que estava eu, Mário Prata e Chico Buarque em Paris. Foi muito engraçado.

Muito usado também é o surrealismo. Intensamente e genialmente usado por Veríssimo. Quem me lembrou isso foram os duendes e Malcom X, que sempre me visitam pra discutir o preconceito no mundo. Contra os negros, não contra os duendes.

A última que me vem a cabeça é o grande final, que pode salvar uma crônica, transformando de regular a hilária. Infelizmente essa eu ainda não aprendi pois acho que nada me salva nesse momento. Quem sabe aquela piada do português…será…

Compartilhe!

1 Comentário on "The white"

  • Juli diz

    Por procurar a palavra Rainbow Brite, cheguei ate seu Blog. Qdo li isso escrito sobre os evangelicos, me deu muita tristeza ver como existem pessoas ignorantes. O fato de encontrar Jesus, means uma transformacao de vida, reconhecimento do que Jesus passou por nos naquela cruz (pelos nossos pecados) pra que hoje pudessemos ser livres…porem existem muitos q rejeitam esse sacrificio por uma religiosidade falsa onde nao existe mudanca de vida e somente rituais mortos. Na Biblia, Jo fala sobre a diferenca em conhecer ao Senhor de ouvir falar e contemplar com nossos olhos, isso eh o que acontece com muitos. Conhecem de ouvir falar mas nao tiveram um encontro real com Jesus. E isso de que Ele sempre esta no coracao da pessoa, nao existe pq Jesus eh cavalheiro, Ele bate a porta do seu coracao E SE vc permitir Ele entra e faz morada ai (isso quer dizer q muda a vida da pessoa) mas uma pessoa que fala q tem Jesus no coracao e leva a mesma vidinha sem sentido, eh hipocrita. Jesus eh o unico caminho, a verdade e a vida…infelizmente se vc nao esta com Cristo, esta contra Ele (a Biblia eh bem explicita!!) e conforme as escrituras dizem, Quem esta em Cristo, nova criatura eh, as coisas velhas passaram e eis q tudo se fez novo.

    Sei q minhas palavras podem nao ter muito sentidos pra aqueles q a leem, mas caso vcs decidam encontrar a verdade, leiam a biblia e tirem suas proprias conclusoes do que eh conhecer Jesus, mas nao julguem essas vidas q a pouco encontraram Jesus.

    Oro para q a misericordia do Senhor esteja sobre sua vida e perdoe tao grande disparate.

    E para que finalmente vc possa ouvir a voz do Senhor e realmente conhece-lo.

    No amor do Senhor Jesus (Ele nos ensina amar ao proximo e ate nossos inimigos, nao sei se vc sabe…)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *