“Sorria, você está sendo filmado!”

Em qualquer lugar que você vá, fatalmente encontrará uma plaquinha com esses dizeres. Eu sempre penso o que esta frase realmente significa. Eu compreendo perfeitamente a parte que diz “você está sendo filmado”, mas o “sorria” que me confunde. Se fosse um “Atenção, você está sendo filmado”, eu entenderia, ou até um “Não faça cagadas porque estamos te observando”. Mas “sorria”?

Talvez signifique o que o Andy Warhow já falava sobre a cultura pop onde todos um dia terão seus 15 minutos de fama. Sorria, pois você é famoso no momento, onde sua imagem viaja através das câmeras para o deleite de porteiros e seguranças que voyeristicamente a tudo observam. “Sorria, pois aí estão seus 15 minutos de fama.”

Pode ser também que esse “sorria” represente a alegria que devemos sentir ao saber que essas pequenas câmeras nos protegem de eventuais contraventores. O que é algo no mínimo interessante. Isso para mim significa que chegamos à um ponto que precisamos nos vigiar para não se fazer besteiras. Uma sociedade que precisa ser controlada pelo “grande irmão”, e ainda sorrir de alegria por isso. “Sorria, pois ainda não aprendemos a viver socialmente.”

Ou então signifique que seja apenas uma piadinha de alguém que se ache realmente “criativo”. Provavelmente aconteceu o seguinte: numa conversa de bar, depois de muitas cervejas alguém disse para um dono de uma gráfica, por que não fazer um paralelo com o “sorrir pra câmera” com as câmeras de vigilância? Todos caíram na risada e acharam uma grande idéia. Foi aí que surgiram as placas “Sorria, você está sendo filmado”. Coincidentemente nessa mesma conversa devem ter surgido também os adesivos “Só diretoria”, “Xique no úrtimo” e o fantástico desenho dos alienígenas fazendo 69. “Sorria, fizemos uma piadinha infame!”

Talvez o grande motivo da existência dessa frase é o motivo inspirador que gerou aquela obra-prima da MPB: “Sorria que eu estou te filmando” do “Os Travessos”, ou algum outro grupo parecido. Com sua poética letra “Sorria que tô te filmando… sorria que o prazer já vem vindo…” (o que significa essa letra? Algum fetchismo? Bom, acho que isso já é assunto para outra crônica) Mas aí já é uma teoria existencial, onde estou afirmando que a frase só veio ao mundo para cumprir seu destino de propagar o pagode pelo mundo. Acho que seria cruel demais pensar assim. “Sorria, ouça música ruim”.

Pode ser milhares de outras coisas como “Sorria, assim poderemos ver se há um pedaço de alface entre seus dentes” ou “Sorria, não aceitamos banguelas nessa loja”. Eu apenas posso especular. Se alguém tiver alguma teoria ou realmente souber a verdade por trás desse sorriso, escreva-me… E talvez eu pense em premiar a melhor resposta com jujubas de ursinho.

Compartilhe!

1 Comentário on "“Sorria, você está sendo filmado!”"

  • Tales diz

    Comungo mesma opinião,nunca entendi o “sorria”.Essa frase esta me causando têdio e depressão, só comparado às músicas baianas ridículas (que mais parece para animar o time dos macacos amestrados, desculpe-me os símios: “tira o pé do chão, levanta as maozinhas”), bregas paraenses, pagodes de refrões enjoativos e músicas sertanejas de versos previsíveis que somos obrigados a ouvir nas ruas, vindo das megas aparelhagens de som dos altomóveis dos solidários condutores. SOCORRO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *