A volta

“É sempre bom ir. Tudo é muito novo. Pessoas diferentes, lugares desconhecidos, comida exótica ou não. Ir é um grande fator de motivação, as pessoas se deixam levar por ele e simplesmente vão. As vezes de uma hora para outra. Não avisam ou avisam até demais, como se quisessem que as segurássemos para não irem, mas acabam indo, partindo, sorrindo. Felizes e ansiosas, com ou sem destino, seguindo uma linha, ou andando torto, vai saber. Nem todo mundo se planeja e anarquia de espírito é bom, em certos casos.

Ficar também é tão bom quanto, ou melhor. Estabelecer uma nova vida, conquistar amigos, amores, desafetos e inimigos, estes sempre estão por aí, pensamos nós. Uma casa, um apartamento, uma fazenda, uma ponte, um lugar que é nosso. De direito ou não. Mas isso é tão relativo. Eu antes não era de ficar muito, hoje já me acostumei. Acho que faz parte do crescimento, amadurecimento, envelhecimento… preguiça, sempre perseguindo. Como pode ela estar sempre disposta? Um paradoxo que busca explicação espontaneamente, e não acha.

Mas o grande mistério está realmente em voltar. Interessante. Para que ir, ficar e voltar. Que ciclo perverso é esse? Afinal se ir e ficar são tão bons, eles não precisariam do voltar. São auto-suficientes. Além do mais o voltar só serve para interromper uma coisa boa, ele é o final, o término, sucumbindo em profunda tristeza. Será? Talvez não. Em algum momento todos nós voltamos, nem sempre de corpo, mas muitas vezes de alma. Essa o mundo não consegue segurar, ela transcende o concreto. Novidade.

Devo estar errado então, o voltar deve ter sua importância, seu papel, sua deixa. Alguma missão. Se eu pudesse adivinhar, eu seria otimista. Eu diria que ela é a mais importante do ciclo. A essência, o centro da questão. O voltar é que nos possibilita o novo ir e o novo ficar, ele é o fim e o começo simultaneamente. Nos trás de volta e nos leva além.

É bom estar de volta.”

Compartilhe!

4 Comentários on "A volta"

  • Rafael diz

    Murilo,

    Que foi que aconteceu com você ….. ???? Conta pro tio, conta.

    Ficou boa essa, gostei.

  • malena diz

    até q enfim vc voltou pro cronistas! não escrevia há tempos, hein, preguiçoso!

    bom, acho que quando o “aqui” é bom, não há nada melhor do que voltar…

  • Jackie diz

    Murilo, Murilo… Voltou mudado, hein?

  • Franga 2003!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *