Crianças

Alguém disse uma vez que ele gruda, que pega, estica e puxa. É uma borracha, feito de látex, ou melhor, de sobra de látex quase o mesmo material do qual se faz pneus. Que tipo de pessoa colocaria um pneu na boca?

Crianças. Sim, elas adoram a famosa goma de mascar, vulgo chiclete, chamado às vezes de chiclé. Mascar é um ritual quando você é nanico. Você sempre está com uma borrachinha dessas na boca, quando vai jogar bola, quando vai pra escola, ou quando não tá fazendo nada, você pega um chiclete e começa a mascar. É um grande vício.

Na verdade, a goma de mascar é o cigarro para crianças, todo mundo fala que não pode, que estraga os dentes e quando você começa não pára mais. Se você está parado num canto você pega um e põe na boca, se está com fome também. Já inventaram até chiclete sem açúcar, outro com flúor, outros com nicotina.

Mesmo assim as mães vivem dizendo para seus filhos que o chiclete faz mal pros dentes. É claro, isso faz sentido se você der pro seu filho um chiclete de nicotina, sem dúvida o garoto vai ficar com tártaro.

O problema não é mascar a goma, o problema é para onde elas vão depois de usadas. Não, não vão pra concessionária. Muitos chiclés são atirados contra o solo na vã tentativa de fazê-los pagar pela falta de gosto ou perda do açúcar. Assim, as ruas da cidade ganham um emborrachamento involuntário que ainda assim não é suficiente para acabar com os buracos. Talvez por causa da dispersão dos esforços. O ideal seria que a prefeitura pusesse locais sinalizados para o depósito do seu chiclete após o uso.

Outro lugar em que eles, os chicletes, aparecem com freqüência é o banco do ônibus ou metrô. Mas não jogado assim por cima do assento, não; os chicletes aparecem bem na parte de baixo do banco, ali onde você dobra a perna pra sentar, é , e quando você levanta…….. As carteiras escolares também apresentam uma grande concentração de gomas de mascar, já mascadas e coladas nas mesas e cadeiras. Nào é pra menos já que o chiclete é um vício infantil, se é que você me entende. É motivo, até, de descontraídas atividades intergrupais como por exemplo, grudar chiclete no cabelo da menina pentelha da classe.

O chiclete é grudento como as crianças, puxa como as crianças, faz barulho como as crianças. Mascar chiclete é ser criança, não importa o gosto, a cor, se é Bubaloo, Ping Pong, Adams, Ploc, Trident, todas só querem mascar a goma, de mascar, é claro.

Compartilhe!

1 Comentário on "Crianças"

  • Lais Eliane Alvarez diz

    Gostaria de saber mais precisamente como é feito o chiclete. Pedi uma pesquisa aos meus alunos e parece que não se fala nisso. Algum motivo especial??

    As empresas não citam.

    Gostaria de passar informações mais completas aos meus alunos, como todos, eles mascam o dia inteiro, além de grudar as sobras por toda parte…

    obrigada pela atenção

    Profª Lais Eliane Alvarez – São Vicente -SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *