As listas

Foi um dia destes que eu percebi. Já reparou como existem listas pra tudo? A começar pela lista de supermercado que sua mulher faz e larga na sua mão porque tem que ir ao cabelereiro – aliás, não sei como consegui escrever certo; pra mim, sempre saiu caleleiro quando queria me referir à pessoa que corta os cabelos.

Lista das cinco melhores viagens que já fez; ou vai dizer que você não fez esta lista, ainda? Para os mais metódicos existe a lista de coisas pra fazer no dia, ou lista das coisas que não pode deixar de fazer no dia. Prolixo isso, não? “Coisas que não pode deixar de não esquecer de fazer” ………….. que dá no mesmo. No rádio, “as melhores do dia”, “as dez mais”, não passam de listas musicais. Que você não vê, mas elas existem. Tá lá. Tudo lá.
Tem revista que publica a lista das maiores e melhores empresas do ano. Outras publicam a lista das melhores faculdades junto com a lista dos maiores bumbuns do Brasil. Olha só que senso de colocação. Perdão …………….., voltemos.

Lista das coisas que fiz. Lista das coisas que não fiz. Lista das comidas mais gostosas. Lista das mais gostosas. Os filmes mais legais. As trilogias mais legais (Star Wars, Indiana Jones, De volta para o futuro, e por aí vai). Tem também aquelas que rolam pela internet. É. Uma lista dos vereadores que foram contra a CPI, lembra? A minha está guardada.
Uma que é sempre traumática é a famigerada lista dos aprovados no vestibular. Isso é terrível. Uma simples lista com o poder de fazer você sorrir e ser feliz ou cair em depressão profunda por dias até se recuperar. Olha só. As listas tem um certo poder mesmo. Elas são excludentes e por isso poderosas. Você estar em uma lista ou não, faz toda a diferença. Em uma festa, por exemplo.

– Boa noite.
– Boa noite. Nome, por favor?
– Marcos.
– Marcos, de quê?
– Marcos de carne e osso, horas?
– ….
– ….
– O sobre nome, Sr.
– Oliveira.
– Seu nome não está na lista, Sr. Quer aguardar um instante? (Vai ficar plantado lá a noite inteira, pode apostar.)

Listas mais cruéis foram feitas. Não; elas foram executadas. Mas exitem listas mais alegres e otimistas. Veja a lista das seleções que vão para a Copa ………………. Tudo bem, tá, eu mudo de assunto. Vai fazendo uma listinha, coisa simples, dos assuntos que vamos conversar depois porque agora eu preciso ir ao mercado (se não, minha mulher me mata!)

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *