Festa Pagã

Feriado é bom e todo mundo gosta. O Brasil, não tenho certeza, mas pode ser o país com o maior número de feriados e mesmo assim parece insuficiente. Dentre tantos feriados e dias comemorativos acho que o Carnaval é o feriado que satisfaz (entenda como quiser).

O que não se entende sobre o Carnaval é quem decide quando vai ser? Até hoje nunca entendeu-se direito porque alguns são no começo e outros no meio de Fevereiro; tem até no final, já começando Março. Talvez pelo mês que, sempre, mostra-se atípico visto que não tem o mesmo número de dias que os outros; e quando tenta é taxado de bissexto. Pobre coitado…sozinho no meio dos outros; porque tem feriado à vista – você sabe na hora e já resolve ali na lata – é aquele feriado mais clássico que você vê o dia marcado, por exemplo dia 25, e sabe que dia da semana vai cair e pronto, quinta-feira. “Vamoimendá”?

Tem também aquele feriado pré-datado que você sabe que vai ter, só não sabe direito o dia que vai cair, exemplo: segundo domingo de maio (custa definir um dia?). “Vamoimendá”? Acho que não, droga, é domingo!

E tem aquele feriado a prazo que contando a partir da entrada mais 30 e/ou 60 dias depois você pode comemorar – como a Páscoa por exemplo que é comemorada 40 dias após o Carnaval. Mas e o Carnaval, qual deles é?

Pesquisas recentes mostram que pode ser o contrário, afinal é o Carnaval que é comemorado 40 dias antes da Páscoa e que por isso ele também se encaixa na categoria dos feriados “em-que-merda-de-dia-cai”. Como o Carnaval depende da Páscoa ele passa a não ter data fixa já que a nossa Páscoa (a católica, afinal somos um país católico) não pode coincidir com a judaica (que é fixa).

Vou explicar, então, a dúvida que paira sobre nossas cabeças: “Que dia é o Carnaval?” Bom, é só você, apartir do equinócio da primavera (21 de Março), verificar a lua nova que antecede o equinócio e contar a “lunação do cômputo”, que é o espaço de tempo entre duas luas novas (pra quem não sabe isso dá em torno de aproximadamente 29 dias, 12 horas, 40 minutos e 02 segundos, mais ou menos). Aí, então, você terá o Carnaval? Não. Aí você verfica qual será o primeiro domingo depois da lua cheia – mais ou menos o 14º dia de lua nova se considerarmos que estamos no cômputo – e aí sim você vai ter a data exata; da Páscoa. Feito isso é só você contar os 40 dias que já sabemos – ou talvez a única coisa que sabemos da Páscoa, além dos chocolates e coelhos – até o Carnaval.

É bem normal, no Brasil, as pessoas não saberem como se decide ou marcam os dias do Carnaval, afinal é preciso saber o que é um equinócio, cômputo, fases da lua, contar e se você ficou de exame em geografia, português, história ou matemática você vai querer saber mesmo é se “Vamoimendá”?

Compartilhe!

3 Comentários on "Festa Pagã"

  • diz

    Rafa, fiquei curiosa e tive que verificar sua história. Encontrei uma outra versão pela qual a Pascoa é no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera do hemisferio norte (e como vc disse, carnaval é 40 dias antes). Sei lá se isso é a mesma coisa confusa escrita por você. No final, cheguei à conclusão de que o melhor é olhar no site central do carnaval da Bahia…tem sempre a data do próximo carnaval. :)

  • Aline Tieppo diz

    Em todos os feriados que se aproximam, a pergunta para o tio Stern é a mesma: “Vamoimendá?!”. Quase um suplício! :P Glóóóória… Quando é o próximo feriado, pelamor?!

  • Genial, Mamute! Ficou bem bom mesmo! Mesmo “seinmendá”!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *