Por que Será?

Das muitas coisas que me intrigam na vida, algumas se encontram dentro de um campo de futebol.

Por que será que tiram aquela foto com, respectivamente; um bandeirinha, um capitão de um time segurando a flâmula do outro time, o juíz, o outro capitão do outro time segurando a flâmula do primeiro time e o segundo bandeirinha, antes do início de qualquer partida ?

Alguém já viu um pôster para ser vendido nas bancas com essa tão estranha foto? Ou mesmo se lembra daquele colega dos tempos de adolescente que, no meio de tantos pôsteres proibidos de coelhinhas e estrelas do mês, tenha te dito: “Ei cara, dá uma olhada no pôster que eu tenho com o Falcão, o José Roberto Writgh (tá certo ?) e o Casagrande ! Esse é relíquia !”.

O que mais me impressiona é que isso acontece todo jogo. Se fosse só de vez em quando, eu teria uma explicação lógica: A mãe dos juízes ! Claro ! Toda mãe de juíz deve se orgulhar profundamente de ver seu filhinho tão formoso, dominando todos aqueles animais brutos e ricos que compõem o futebol brasileiro.

Mas não … todo jogo a mesma foto. Não sei, ás vezes me pergunto se aquilo não está só no protocolo formal de uma partida, e muitas vezes o fotógrafo nem coloca filme na máquina. É só pro trio de arbritagem se sentir importante. Afinal poucas atividades são tão ostilizadas como esta. Pra ser sincero acho que só garçom de rodízio sofre mais (vocês já pararam pra pensar no número de “nãos” que um profissional desses recebe; isso causa traumas irreversíveis!).

Se analisarmos friamente, as flâmulas também não representam absolutamente nada. Ou você acha que um time como o Palmeiras tem em sua sala de Troféus, uma ala reservada para as flâmulas dos jogos que marcaram história no clube ? Sinto em decepcionar-lhes mas não tem !

E olha que flâmula até que poderia ser algo interessante. Nos filmes americanos, por exemplo, é impossível se caracterizar um quarto de um jovem moderno sem uma flâmula de um time qualquer. Mas como a produção cinematográfica brasileira não consegue produzir filmes contemporâneos-urbanos, a flâmula perde totalmente seu sentido.

Voltamos, portanto, à questão da foto. Aliás, você deve estar se perguntando porque um cara como eu, perde o seu tempo preocupado com algo tão tolo como isto. Em resposta, eu lhes pergunto: E tem algo mais interessante pra prestar atenção no futebol brasileiro atual.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *