300 Toques

Vi a idéia num site, achei interessantíssimo e aceitei o desafio. Escrever mini-contos (ou mini-crônicas) ocupando somente 300 toques, incluindo espaços (mas desprezando o título). É que concisão não é o meu forte. Mas sabe que dá pra dizer bastante coisa e eu não sabia? Pronto. Já acabou o espaço.

Amizade acima de tudo
É muita areia. Quem vai? Os quatro olharam longamente para a mesa ao lado. Vai você. Não, pode ir. Silêncio. Ganhar aquela morena seria como achar a figurinha premiada. E os quatro eram amigos desde a época das figurinhas. Ninguém foi. Brindaram a amizade. Caprichosa, ela tem dessas coisas.

Andorinhas
Perseguia as andorinhas com o olhar, até perder a noção de equilíbrio. E caiu. Aos sete anos de idade, descobriu o dilema dos sonhos: não se pode viver sem tirar os olhos do chão, e não se pode voar com os pés firmes nele.

A capivara
Seu carro vagava veloz pelas vias da metrópole. O pensamento no futuro, nos planos. Numa esquina, uma capivara fitava-o, estática. Não foi capaz de continuar. O absurdo encontro mostrava como o mundo era ilógico. A natureza tem suas próprias regras. Mesmo sem entender, agora ele fazia parte dela.

Analfabeto
Livro romance capítulo nota texto matéria crônica novela carta bula. Devorava as coleções de letras com gula voraz. A leitura preenchia sua vida, contornava seus problemas, acalmava suas ambições. Só não tinha aprendido (ainda) a ler seu próprio coração.

La luz es como el agua (homenagem a Gabo)
Os pais foram ao cinema. Ligaram o interruptor e o quarto foi-se enchendo de luz. Os dois meninos pegaram o bote, os remos, e começaram a navegação. Os vizinhos viam, de fora, a luz que escorria pela janela do quinto andar. E os dois cheios de contentamento, mergulhados nas profundezas luminosas.

Guarda-chuvas
“Por que os guarda-chuvas são quase todos pretos?”, ela me perguntou. Era porque a chuva deixava o dia escuro, respondi. “Então, por que não usam guarda-chuvas com as cores do arco-íris, pra deixar o dia feliz e trazer o sol”? Desse dia em diante, meu guarda-chuva, mesmo preto, só sai de casa rindo.

Compartilhe!

6 Comentários on "300 Toques"

  • Rafael diz

    Algumas pérolas surgirão! Aguardem.

  • volponi diz

    haahahaha… sério, mano? Intaum mandaê, estamos esperando… enquanto isso, olha só o que eu achei: http://www.100words.net.

  • Anninha diz

    Como concisão tb não é meu forte (nem meu fraco; simplesmente, não é!) vou tentar me ater a: adorei!!!

    Não vou dizer que ainda mais pérolas surgirão. Digo apenas: de repente, até podem surgir… Vai da lua!

  • diz

    Fantástico! Estou admirado. Parabéns e obrigado.

  • Tenho que perguntar: você já publicou algum livro?

  • de hoje em diante meu guarda-chuva será floral, para trazer a primavera

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *