Sonhei que voava

Sonhei que voava. Um sonho repetido, um desejo recorrente, algo que nunca tinha percebido. Eu sei voar. Não como um pássaro, não como um super-homem. Apenas e tão-somente voava. Um sonho inteiro vendo coisas por cima. A rua da casa de meus avós, fios (cuidado!), árvores no quintal. E, claro, pessoas me olhando, espantadas.

Mas mais espantado estava eu: era muito fácil voar. Simples. Como nunca ninguém tinha voado sozinho antes? Basta esticar as palmas das mãos como se se quisesse aparar o vento, jogando-o para baixo delicadamente. Nada de bater os braços, dar impulso com os joelhos, não não. Palmas em diagonal ao chão, e pronto. A mão esquerda um pouco mais pra lá e a curva se faz. E com as mãos mais juntas ao corpo a descida é confortável.

No começo, voar dá medo. É estranho ver que é suficiente o desejo de voar. Meu pesado corpo mais-leve-que-o-ar? Como se sustenta? E na hora de descer? E se eu me machucar? E a dor? Percebi que essas inseguranças são incompatíveis com o vôo. Não se pode voar pensando nisso. Não pense. Voe.

Voar serenamente, silenciosamente. Ver de longe as pessoas indo pra lá e para cá, observar o fluxo dos carros, conhecer os tetos das casas. Brinquedos esquecidos no fundo de uma piscina. Lá na frente, um parque de diversões com uma roda-gigante. Será possível ir tão alto? Sim, é possível, mas não é necessário. Não é necessário quebrar nenhum recorde de velocidade, altura, tempo. Só voar.

Acordei. Mas a sensação veio comigo: era preciso voar. Era preciso ser livre. E, com a consciência de um ser flutuante, serenar a liberdade. Continuar voando, mesmo de olhos abertos.

Compartilhe!

12 Comentários on "Sonhei que voava"

  • Juliana K. diz

    Como diria Jung, é o seu inconsciente tentando se manifestar!! Continue voando!!!

  • Camila diz

    Tenho uma amiga que sempre sonha que está voando. Ela sempre diz que acorda cansadíssima, que voar dá um trabalho danado!

  • jean masaoka diz

    Volps, qual era a cor do comprimido?

  • myself diz

    não me importa a cor, se sobrar eu quero um, na faixa claro!!!

  • O vôo da consciência que se desprende de nossa “carcaça” material e alcança a esquina do mundo das idéias com o das coisas…

  • Rapaz, há quanto tempo! Gostei de como descreveu seu sonho; estou quase colando esse texto em um post do meu blog (um link já está garantido).

    Um abraço

  • Barbara diz

    eu precisava tanto ter lido isso hoje… como não acredito mais em coincidências, fico feliz por ter recebido a resposta que eu procurava. Um beijão!

  • Anônimo diz

    Volponi, onde será que tenho andado que não havia ainda lido esta crónica! Muito boa, de verdade, até porque me lembro perfeitamente de uma época em que todas as noites (sonhando, claro) subia ao sotão da casa e rodava devagar sobre mim mesma para sair voando pela janela. Assim, controladamente, serenamente. Mas oque não tinha percebido, talvez porque era muito jovem, era a volta, era o “serenar a liberdade”. Isso aprendi hoje com você. Valeu mesmo, até porque foi muito valioso, eheheheh…

    Eu parei de voar, tinha até esquecido. E isso não vale.

    Keep flying.

  • Shirley diz

    É impressionante como nesses vinte e poucos anos eu tenho tido este mesmo sonhos várias noites por semana. Como a descrição é fiel e me fez sonhar de novo, de olhos abertos… Sem medo de cair.

  • julia diz

    nossa, sabe oq eu acho? que vc tem medo de ser livre, tem medo de arriscar d se machucar,esse sonho foi uma mesagem do seu consiente querendo se espandir…sem medo.

  • Sonhar que se voa é a coisa mais natural do mundo! É do genero, estar num grupo de amigos e estar passeando a pé numa grande distancia e perguntar: “então como voces vão? a pé ou voando, todos olharem espantados, e responder, então voces não sabem voar? que estranho, olhem aqui, é só se erguer no ar (cuidado com os fios eletricos) e fazer força para a frente e para cima, tipo super homem, quanto mais forças fazes mais alto e rápido vais. Assim eu vou voando, chego mais rápido!

  • joão antonio diz

    sonhar com voar significa,vontade de se libertar de algo que te prende esta te sufocando. viver em liberdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *